quinta-feira, 13 de maio de 2010

Saladas

SALADAS E MOLHOS

Salada I:
Ingredientes: - 1 Rúcula
1 Acelga
1 Pimentão vermelho picado em rodelas
½ caixa de tomate cereja
150 grs. de damasco
50 grs. de azeitona Preta
Cebola média.
Preparo: Picar a rúcula com a acelga, misturar as duas e forrar o fundo de uma travessa. Colocar por cima o tomate cereja picado em duas partes, rodelas de cebola, as rodelas de pimentão, o damasco picado em pedaços pequenos e a azeitona preta. Servir com o Molho da Adelaide.
Essa salada é muito interessante porque o damasco da um toque agridoce legal e ao mesmo tempo refinado. É uma salada relativamente barata, mas com aparência de cara. O grande lance dela é o molho.

Molho da Adelaide:
Ingredientes: Suco de limão
Água
Cebola
Azeite
Sal
Orégano
Modo de Preparo: Colocar numa vasilha a mesma quantidade de suco de limão e água. Depois colocar a cebola picada em rodelas bem finas. Acrescentar o sal, o orégano e o azeite. Pode colocar também um pouco de pimenta calabresa.

SALADA II:

Ingredientes: Rúcula
Acelga
Alface lisa
Alface crespa
Alho poro
200 grs. de queijo parmesão ralado bem grosso
Crótons
Modo de preparo da salada: picar os verdes e misturá-los bem. Colocar nas travessa e espalhar o queijo parmesão por cima e terminar com os crótons. Servir com o molho a seguir que não tem nome. Pode chamá-lo de Molho para Carpaccio.
Essa salada apesar de simples fica muito gostosa principalmente se você fizer os crótons temperados. Para isso você pega fatias de pão de forma sem casca e pica em quadrados bem pequenos. Depois você coloca o azeite numa frigideira, acrescenta orégano, pimenta calabresa e um pouquinho de sal. Joga os pedacinhos de pão de forma e mexa bem. Deixe dourar e pode inclusive colocá-los ainda quente na salada na hora de servir.

MOLHO PARA CARPACCIO:

Ingredientes: Azeite extra virgem
Alcaparras
Limão
Salsa e cebolinha picadas
Suco de limão
Queijo parmesão ralado no ralo fino
Sal a gosto
1 dente de alho picado bem pequeno (opcional)
Misturar todo mundo. Esse molho fica mais espesso. Vai colocando o limão aos poucos e provando. Se por acaso achar que ficou forte o gosto do limão diluir com um pouco d’água. Esse molho vai bem com carnes assadas também.

SALADA DE GRÃO DE BICO COM CAMARÃO:

Ingredientes: 250 grs. de grão de bico
400 ou 500 grs. de camarão para molho
1 Cebola
½ caixa de tomate cerejas ou italiano
1 pimentão vermelho ou amarelo
Azeite extra virgem
100 grs. de azeitonas verdes ou pretas
Salsa e cebolinha picadas
Modo de preparo: Deixar o grão de bico de molho de um dia para o outro. Cozinhar o grão de bico e reservar. Atenção:Ele deve ficar “ao dente”. Numa panela colocar um pouco de azeite e a cebola bem picada. Quando a cebola começar a dourar, acrescentar o camarão. Quando começar a ferver marque três minutos. Escorra boa parte da água e acrescente o tomate, as azeitonas picadas e o pimentão. Tempere com sal. Deixe ficar por mais dois minutos e desligue. Coloque o grão de bico numa vasilha e misture o camarão. Regue com azeite e prove o tempero. Coloque por cima a salsa e cebolinha picadas.
O legal dessa salada é que ela pode ser servida tanto quente, quanto fria. Sirva junto com fatias de pão de sal fresco e rodelas de limão. E não tenha pena do azeite.
Uma variação é trocar o camarão por bacon e liguinça calabresa. Fica gostosa também, mas mais calórica.

Um comentário:

  1. HUUMM,
    NUNCA PENSEI NO CAMARÃO COM GRÃO DE BICO...
    VOU TENTAR, VALEU, GRANDE ABRAÇO!!!

    RODRIGO FRIGO
    rodrigofrigo@grupoizzo.com.br

    ResponderExcluir