quarta-feira, 4 de agosto de 2010

Bacalhau ao Molho de Aspargos

BACALHAU AO MOLHO DE ASPARGOS

Fiz esse bacalhau pela primeira vez quando meu cunhado Luiz completou 40 anos e resolveu fazer uma puta festa. Perguntou se eu cuidava dos detalhes e se eu faria o rango. Topei na hora, afinal ele falou minha língua: festa, comida, bebida e gente interessante reunida. O interessante é que já tem mais de dez anos que a festa aconteceu e até hoje uma das pessoas que foi na festa toda vez que encontra comigo tem de falar do bacalhau. Segundo ela nunca mais comeu um bacalhau tão gostoso. Então aí vai a receita para quem quiser conferir. É uma das minhas prediletas também.

INGREDIENTES: - 1 kg de bacalhau
5 tomates maduros
1 cebola grande
1 cebola pequena
1 pimentão vermelho
200 grs. de azeitona verde ou preta
Azeite extra-virgem
1 litro de leite
3 colheres de sopa de farinha de trigo
Noz moscada
3 colheres de sopa de margarina
1 frasco de creme de leite fresco
1 lata de aspargos em conserva
Farinha de rosca

MODO DE FAZER: Antes de colocar o bacalhau para dessalgar retirar a pele. Um jeito fácil e bater na pele com uma faca grande porque assim a pele solta mais facilmente. Depois de tirar a pele colocar de molho numa bacia com água e se possível na geladeira. Deixar por 24 horas trancando a água sempre. Quando o bacalhau estiver dessalgado, desfiar em lascas grandes. Reservar. Pique o tomate sem a semente, a cebola e o pimentão também sem as sementes. Leve uma panela ao fogo com um tanto bom de azeite coloque a cebola e deixe-aela começar a dourar. Em seguida coloque o bacalhau e por cima o tomate e o pimentão. Deixe no fogo entre 5 e 8 minutos e desligue. Cozinhe as batatas em rodelas, mas não deixe cozinhar demais. Em seguida prepare o molho branco: coloque em uma panela a margarina e a cebola pequena ralada. Deixe a cebola dourar e acrescente a farinha de trigo. Tempere com sal e uma pitada de noz moscada. Mexa bem e deixe a farinha de trigo dourar também. Em seguida acrescente o leite aos poucos e mexendo muito sempre. Depois que tiver colocado o leite todo, continuar mexendo e deixar cozinhar por sete minutos no fogo baixo. Bater o aspargo no liquidificador e acrescentar no molho e deixar ferver mais alguns minutos. Quando estiver pronto acrescentar o creme de leite fresco.

MONTAGEM: Em um pirex ou um tabuleiro, colocar azeite no fundo e colocar as batatas em rodelas. Regar com um pouco mais de azeite e colocar o bacalhau cozido com os tomates, a cebola e o pimentão. Espalhar as azeitonas e colocar por cima o molho branco com aspargos. Polvilhar com farinha de rosca e levar ao forno para gratinar.
Servir com arroz.

NOTÍCIAS DO FEUDO XLI

NOTÍCIAS DO FEUDO XLI

FALTA DE MEMÓRIA
Dizem que o povo brasileiro é um povo sem memória e nossos políticos fazem de tudo para confirmar essa regra. Lembro bem que na primeira vez que Nivaldo se candidatou a Imperador desse nosso Feudo falava cobras e lagartos do Rômulo Viegas, das famílias Baccarini, Viegas e Neves. E não é que para essa eleição o Imperador Nivaldo III, o Aumenta-impostos esta apoiando justamente Dom Rômulo, o Paz-do-senhor, para deputado estadual? E o pior: Dom Rômulo aceitou o apoio! Por estas e por outras que sou a favor de mudar o nome do nosso feudo para Feudo do Virou-bagunça?!
APOIO E TRABALHO

O Imperador Nivaldo III, o Aumenta-impostos não só apóia, como vem trabalhando em prol da candidatura de Dom Rômulo, o Paz-do-senhor. Já fez inúmeras reuniões com funcionários da prefeitura feudal pedindo votos para Dom Rômulo. Um abnegado nosso Imperador!

JABULANI! JABULANI!

O PMDB ameaça expulsar o Imperador Nivaldo III do partido devido ao seu apoio aos candidatos do PSDB. O PMDB pode até estar indignado com o fato do Imperador não estar sendo fiel ao partido, mas o PMDB quando o acolheu em suas fileiras já deveria saber que o Imperador é fiel somente a ele mesmo. Todo o resto ele usa para atingir o poder. Ou seja, o Imperador atualmente não esta nem aí se vai ser expulso ou não do PMDB.

OU ENTÃO

Tudo isso não passa de uma jogada da dupla dinâmica Nivaldo/Jorginho. Tipo assim: Nivaldo apóia Anastásia, Jorge apóia Hélio Costa e no final eles estariam garantidos qualquer que seja o resultado.

VIROU BAGUNÇA!

Vê se você entende: Jorginho brigou com o Rômulo porque queria ser prefeito. Antes o Nivaldo já tinha se elegido prefeito batendo pesado no Rômulo e em famílias tradicionais da cidade. Aí Nivaldo e Jorginho se aliaram e se elegeram prefeito e vice respectivamente. Agora Nivaldo é aliado do Rômulo e Jorge aliado do PT que foi seu adversário na última eleição. E mais, o prefeito apóia um candidato a governador e o vice outro. Eu não sei mais quem é amiguinho de quem, mas sei que no final quem paga a conta é sempre a gente, gostando ou não da festa!


MEGALOMANIA

Português básico com o Mestre Aurélio:
Megalomania: Mania de grandeza; superestima patológica de si mesmo, das próprias qualidades; macro mania.

CANTEIROS DE OBRAS

O outrora Feudo do Onde-Fui-Amarrar-Minha-Égua, agora chamado do Feudo do Virou-Bagunça acaba de ganhar outro título outorgado pelo Imperador Nivaldo III, o Aumenta Impostos. Nosso feudo agora ostenta o título de “MAIOR CANTEIRO DE OBRAS DO BRASIL”! Tem aquela obra no... e também na... Onde estão as obras mesmo?

CANTEIROS DE OBRAS II

Tampar buracos conta?

CANTEIROS DE OBRAS III

O Imperador Nivaldo III, o Aumenta-Impostos deveria aproveitar que agora nosso feudo é o “MAIOR CANTEIRO DE OBRAS DO BRASIL!” e fazer umas obrinhas básicas nos passeios que um dia ele encheu de pedrinhas. Os passeios feudais atualmente são chamados de “torce tornozelos” porque as pedrinhas vão soltando, ninguém coloca no lugar, aí aparece um buraco que não para de crescer e as pessoas que caminham pelos passeios feudais arriscam-se a torcer tornozelos, a tombos fenomenais e outras mazelas. Já que o atual Imperador adora refazer suas próprias obras, que tal cuidar com maior zelo dos passeios feudais?

PISCINA DE HAMSTERS

Nossa coluna quer saber até que dia a piscina de hamsters instalada ao lado do coreto vai ficar lá. Segundo informações o alvará concedido para que eles funcionassem ali iria até 30 de Julho. Mas em se tratando do Feudo Virou-Bagunça tudo é possível.

CORETO

Por falar no Coreto é impressionante com ele esta sujo e precisando urgentemente de uma pintura. Só esperamos que o responsável pela pintura não fosse o mesmo que pintou a Rodoviária Feudal de hematoma.

MAIS UM CAPÍTULO DA NOVELA: OS FILHOS DAMÃE!

Damãe não sai do coma e é abandonada pelos seus filhos no CTI. Quase ninguém mais fala na possibilidade de curá-la e o falar do seu fim virou tabu. Nivaldo, o filho pródigo e que gostava de fazer caridade com o dinheiro de Damãe, revoltado pelo fato do Jorginho não tirá-la do CTI resolve apoiar Rômulo em uma disputa eleitoral que pode mudar os rumos dessa história. Lorde Jorge sentindo-se sozinho com o súbito abandono, resolve passear de caminhão com antigos adversários provocando espanto por onde passava. Enquanto isso Damãe agoniza no CTI enquanto ruas e passeios são lavados com água potável. Não percam nos próximos capítulos: Jorge fará alguma coisa para dar atrapalhar a amizade entre Nivaldo III e Dom Rômulo? Um milagroso remédio chegará a tempo de salvar Damãe do seu anunciado fim? Apoiando Hélio Costa, Lorde Jorge receberá em casa sinal de TV HD?

EXPOSIÇÃO

Começa essa semana a Exposição do Empresário João Wellington para a qual a Prefeitura do Feudo que não tem dinheiro para reformar escolas ou ajudar creches e asilos, vai entrar com 280 mil reais. O mais curioso é que nas propagandas do evento aparece como patrocinador a Assistência Social Feudal. Desde quando shows em exposições são ações sociais?

TRUCO!
Então os shows de Eduardo Costa e Gino e Geno custam juntos R$280.000,00? Truco!

POR FALAR NISSO

Quando o Imperador Nivaldo III, o Aumenta Impostos vai cumprir a promessa de campanha e inaugurar a Auto Escola Feudal?

FÓRMULA 171

Quer saber de uma coisa, acho que o sujeito quando vai fechar contrato com a Ferrari para correr na Fórmula 171 e é brasileiro tem de aceitar uma cláusula em que ele afirma ser um banana. Só isso explica o que o Rubinho e o Massa são para essas equipes. Ou alguém acredita que se a ordem fosse dada para o Schumarcher ou para o Alonso eles atenderiam? Ou melhor, esse tipo de ordem nem seria dada. Por essas e por outras que resolvi não assistir mais corridas desse campeonato de Fórmula 171, que pode ser qualquer coisa menos esporte. Porque no esporte a gente espera sempre uma competição com regras claras, com respeito entre os atletas e sem resultados arranjados.