quinta-feira, 1 de julho de 2010

Receita quase perfeita de pão de queijo

É que a " perfeita", ainda está na memória de minha mãe e no fazer de minha prima Trindade, que mora em Prados.
abç Ricardo

Conheça a receita original do pão de queijo mineiro

A mineira Dona Lucinha está relançando o livro "A História da Arte da Cozinha Mineira por Dona Lucinha". Obra de pesquisa e resgate da tradicional cozinha de Minas Gerais, o livro desvenda as origens dos pratos locais.

Dona lucinha é proprietária de três restaurantes em Belo Horizonte e um em São Paulo e escreveu o livro ao lado da filha historiadora Márcia Clementino Nunes.

Confira a receita de origem do pão de queijo:
Divulgação
Pão de queijo da Dona Lucinha
Pão de queijo da Dona Lucinha leva cerca de vinte minutos no forno para ficar pronto

Pão de queijo
1 quilo de goma
1/2 quilo de queijo meia cura ralado
1/2 litro de leite para escaldar
5 ovos
2 colheres de mesa de manteiga
1 colher de sobremesa de sal
Leite, o necessário, para o ponto

Em uma gamela, colocar a goma. À parte, ferver o leite, a manteiga, o sal e deitar sobre a goma para escaldá-la. Esfarinhar a massa com as pontas dos dedos, acrescentar os ovos e sovar muito bem. Aos poucos, pingar leite até achar o ponto de enrolar: então, acrescentar o queijo e misturar sem sovar. Untar as mãos e fazer bolas no tamanho que preferir, colocar em tabuleiro e levar ao forno já quente. Depois de crescer, a temperatura deve ser reduzida para que os pães de queijo possam secar e corar. De forma geral, são necessários cerca de vinte minutos para estar no ponto certo de comer.

Quanto à constante dúvida de que tipo de goma ou polvilho usar, doce ou azeda, pode-se fazer de qualquer uma delas ou misturá-las em partes iguais. Porém, parece ser mais comum a preferência pelo sabor do pão de queijo feito com a goma azeda. Pode-se também, dependendo exclusivamente do gosto, usar uma pitada de canela em pó na massa, o que a perfuma e lhe dá um sabor peculiar.

Serviço
"História da Arte da Cozinha Mineira por Dona Lucinha"
Autores: Maria Lúcia Clementino Nunes e Márcia Clementino Nunes
Preço: R$ 84,90, 176 págs
Editora: Larousse do Brasil

Restaurante Dona Lucinha
Av. Chibarás, 399, Moema, São Paulo, tel.:0/xx/50512050