segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

Broa da Iaiá

BROA DA IAIÁ

A broa na verdade é da Patrícia que foi babá do Rodrigo, meu filho, e que ganhou esse apelido meio de brincadeira e acabou ficando para o pessoal aqui de casa. Um dia chegamos em casa e ela tinha feito uma broa deliciosa. Quando ela saiu aqui de casa, deixou a receita para felicidade dos amantes de broa. Essa broa fez muito sucesso na Cafeteria Soberano e até hoje, mesmo depois de 4 anos que ela fechou ainda sou abordado na rua por pessoas falando da broa. Então segue a receita.

INGREDIENTES: - 3 OVOS
- 2 XÍCARAS DE AÇÚCAR CRISTAL
- 2 COLHERES DE MARGARINA
- 2 XÍCARAS DE COALHADA
- 2 XÍCARAS DE FUBÁ
- 1 COLHER DE SOPA DE FERMENTO
- 1 PITADA DE SAL
- QUEIJO MINAS A VONTADE

MODO DE FAZER: Bater bem os ovos, a margarina e o açúcar. Depois acrescentar a coalhada e continuar batendo. Acrescentar o fubá e bater por uns 3 a cinco minutos.
Em seguida, colocar o fermento e o sal. No final colocar o queijo picado, colocar em um tabuleiro nº2 untado e enfarinhado . Levar ao forno quente.

NOTÍCIAS DO FEUDO LXV

NOTICÍAS DO FEUDO LXV

TIROTEIO

O Secretário de Obras do Feudo do Virou-Bagunça em entrevista saiu atirando para todos os lados. Falou de obras superfaturadas, de pagamento a obras incompletas, etc. Se estas acusações fossem feitas em qualquer feudo um pouco mais sério dava até capa da Veja, Isto É, etc. Mas como estamos no Feudo do Virou-Bagunça, comandado pelo Imperador Nivaldo III, o Faço-O-Que-Bem-Entendo-E-Ninguém-Vai-Me-Impedir a coisa começou até bem, mas esta ficando gelada e com cheiro de pizza mofada.

DITADO

Dizem que onde há fumaça há fogo. No caso do nosso feudo a fumaça esta mais para incêndio!

A VISITA DO IMPERADOR

Os Lordes do Feudo do Virou-Bagunça ficaram emocionados com a visita que o Imperador Nivaldo III, o Faço-o-que-quiser-o-feudo-é-meu-e-ninguém-tem-nada-com-isso, fez a Câmara dos Lordes. Os Nobres, de tão emocionado com a visita, não conseguiram fazer sequer uma pergunta sobre as graves acusações do ex-Secretário de Obras do Feudo. Nesse dia o índice de puxa-saquismo feudal bateu recordes mundiais.

E MAIS

Quando algum Lorde conseguiu falar alguma coisa foi para pedir obra. São uns obreiros esses nossos Nobres edis!

PALAVRA DO AURÉLIO

A palavra desse mês é: SUBSERVIÊNCIA. [Do lat. subservientia.]
Substantivo feminino.
1. Qualidade, modos ou procedimento de subserviente; servilismo, submissão.
2. Adulação, bajulação, servilismo.

O VIAJANTE

Alguém sabe dizer quantos dias por mês o nosso Imperador Nivaldo III, o Faço-O-Que-Bem-Entender passa em nosso feudo e quantos ele passa viajando? A impressão que temos é que de ele só vem aqui nas suas férias e nos feriados.

ANIVERSÁRIO

São João del-Rei comemorou 305 anos e o Jornal A Gazeta homenageou a cidade publicando uma foto da vizinha Tiradentes na reportagem.

BURACOS, BURACOS E MAIS BURACOS

Nosso Feudo do Virou Bagunça pode não ser o “maior canteiro de obras do Brasiiiiiiiilllll”, mas com certeza é dos mais esburacados. Essa semana a Secretaria de Obras esta tentando tirar o atraso e corre contra o tempo para tampar pelo menos os buracos que infernizam os motoristas no centro da cidade. É conveniente que a Secretaria apresse o passo sob o risco do “maior canteiro de obras do Brasiiiiiiiiiiiilllll” ir literalmente para o buraco.

POR FALAR EM BURACO...

Esta dando o que falar a nova casa dos nobres edis do nosso feudo. Tem vereador reclamando da localização do plenário da Câmara que ficará no subsolo. Não entendo a reclamação, afinal o projeto não foi aprovado por eles? Ou foi aprovado sem a devida análise? E tem momentos que a atuação dos edis é tão lamentável que o melhor é ficarem escondidinhos mesmo.

E BURACO ERA MAIS EMBAIXO

Nossos nobres vereadores bateram o pé: não querem de jeito nenhum ir para o sub-solo. Querem de todo jeito continuar a fazer suas lambanças em um local bem central. Querem o prédio do antigo fórum sem custos e em contra partida, mostrando que eles são pessoas sensatas, de bom coração e preocupadas com o bem público vão ceder o prédio da Av. 8 de Dezembro para a Prefeitura do feudo. Fico emocionado quando vejo políticos doando algo que foi construído com dinheiro dos impostos que nós, pobres mortais, pagamos.

PARCELARAM O PARCELAMENTO

O nosso Feudo do Virou Bagunça não para de inovar. Primeiro parcelou a divida que tinha com o IMP em cem anos. Ou seja, até lá já morreu ou o burro ou o tocador. Não satisfeitos parcelaram as parcelas desse parcelamento centenário que estavam atrasadas em sessenta vezes. É de parcelamento em parcelamento que a galinha enche o papo.

FELIT

A última edição da FELIT deixou exposto um problema grave em nosso Feudo do Virou Bagunça: a falta de apoio do governo feudal e também da comunidade a projetos voltados para a arte e cultura. No encerramento da FELIT não tinha nenhum representante da Prefeitura do Feudo. O interessante dessa história é que o atual Secretário de Turismo e Cultura do nosso feudo não perdeu um dia do Festival de Gastronomia de Tiradentes. Questão de prioridades? Preferências? Coisa melhor para fazer? Afinal o que fazia o Secretário de tão importante que não pode comparecer? Desde já reservamos um espaço na próxima coluna para que ele possa responder.

BARRACO

A Condessa Sai de Baixo chocou vários populares ao sair para cima da Companhia de Teatro Manicômicos que apresentava um espetáculo encomendado pelo HI-VIDA para conscientização da população sobre a gravidade da AIDS. Aos berros quis impedir a apresentação do espetáculo, aos berros mostrou seu lado preconceituoso ao querer expulsar da nossa cidade um dos “forasteiros” (palavras dela) que atuam na companhia. Gostaria que ela tivesse essa mesma disposição para interpelar o Imperador em questões muito mais sérias e da sua alçada.

É NATAL!!!

A prefeitura do nosso Feudo do Virou Bagunça resolveu se superar nesse Natal: Não fez nada! A iluminação que esta sendo feita é um projeto da Cemig com o apoio de entidades locais. Se forem perguntar ao Imperador Nivaldo III o Faço-O-Que-Bem-Entender ele vai dizer que o feudo esta sem dinheiro. O Secretário de Turismo ou não tem projeto, ou não conseguiu verba ou esta em Tiradentes.

PERGUNTA QUE NÃO QUER CALAR

Afinal, o Feudo do Virou Bagunça tem verba para o que?

É NATAL II

Se uma classe tem de acreditar em Papai Noel essa é a dos vereadores. Principalmente os do Feudo do Virou Bagunça. Nesse mês de dezembro eles ganharam devido ao efeito cascata aumento de 60% no salário e agora tem direito ao 13° salário. As graves denúncias do ex-Secretário de Obras João Madalena devem ser avaliadas talvez em fevereiro, março, sem presa. Agora o 13º foi votado rapidinho, numa seção quase secreta. Com isso descobri algo em que nossos nobres vereadores são realmente bons: Eles são ótimos em legislar em causa própria.

É NATAL III

Mas que os vereadores deixaram o Papai Noel vermelho de vergonha isso não resta a menor dúvida.

QUAL É O CLIMA?

Caminha para um possível fracasso a Conferência sobre o clima em Cancun, México. A questão é que os governantes de cada país participante querem que se resolva o problema, mas sem meter a mão no próprio bolso ou contrariar seu eleitorado. Aí reúne aquele bando de políticos, falando horas para o vazio, gastando o dinheiro do contribuinte e no final saem aquelas declarações vazias que todo mundo sabe que não vão dar em nada. O interessante é que os problemas ambientais vêm custando fortunas para os cofres dos países, mas como nesse caso os políticos podem por a culpa em alguém (no caso Deus) eles preferem que continue assim. E enquanto puderem ir levando a vida abastada e cheia de mordomias os políticos não vão mexer um dedo nessa questão. Até a próxima tragédia.

POLITICA X EDUCAÇÃO

Começa a ganhar força um movimento popular de apoio a indicação do Dep. Tiririca ao cargo de Secretário Feudal de Educação, afinal como ele mesmo afirma: “Pior que tá não fica!”

AUMENTO SALARIAL

Os Deputados Federais votaram pelo aumento salarial de 60%! Godofredo, nosso bobo de plantão, começou logo a fazer as contas: “- Sessenta por cento de R$510,00 deve dar mais ou menos... “Tive que cortar os sonhos do Godofredo, afinal o aumento de 60% não era para o salário mínimo e sim no salário dos próprios deputados. O salário de um deputado federal nesse reino de loucos salta de pouco mais de 16 mil para 26,7 mil por mês. Mais ou menos cinqüenta e dois salários mínimos! Fora mordomias e outros etc. E eles nem ficam com vergonha, tamanha a cara de pau dos sofridos deputados.

AUMENTO SALARIAL II

A população demonstrando grande insensibilidade já começou a se manifestar contra. Mas esses insensíveis sabem quanto custa uma garrafa de uísque importado? Quanto custa passar férias na Europa ou nos EUA? Quanto custa uma acompanhante de luxo em Brasília? A dificuldade que é trocar os carros da mulher e dos filhos todo ano? Quanto custa um jantar nos melhores restaurantes da capital do reino? E os ternos e gravatas de grife? Andam pela hora da morte? Esse povo sem sensibilidade precisa entender que os deputados têm uma vida muito desgastante: três dias de trabalho por semana, férias somente duas por ano, tem de ir a solenidades, coquetéis, trabalharem cercados por um batalhão de assessores e outros etc. Vida dura a de deputado no Reino do Virou Bagunça-Niguém é de Ninguém!

AUMENTO SALARIAL III

E o que os insensíveis de plantão não enxergam é que na verdade esse aumento de salário, votados pelos próprios deputados, é na verdade um ato de desprendimento, quase um ato de humanismo. Afinal aumentando os próprios salários eles aumentam os salários dos deputados estaduais e vereadores. De uma tacada só eles garantiram um Natal gordo e um 2011 repleto de grana para milhares de pessoas que continuarão a tripudiar da população do Reino do Virou Bagunça.