quarta-feira, 30 de março de 2011

PALAVRA DO MÊS

MONOPÓLIO: Em economia, monopólio (do grego monos, um + polein, vender) é como se denomina uma situação de concorrência imperfeita, em que uma empresa detém o mercado de um determinado produto ou serviço, impondo preços aos que comercializam.

RAZÕES DO CORAÇÃO

Sempre me perguntei que amor era esse pelo Feudo Virou Zona que teria levado o Conde de Outras Terras a candidatar-se a vereador. E não satisfeito em ser vereador, lançou-se candidato a Presidente da Câmara dos Lordes e fala-se até que ele será candidato a vice Imperador na chapa encabeçada pela Dil..., quer dizer pela mulher do atual Imperador. Com a notícia de que por baixo dos panos esta sendo costurado um acordo em que a Prefeitura do Feudo Virou Zona fecharia um contrato de 15 anos e renovável por mais 15 anos com a Empresa Presidente da qual o Conde é gerente ficou clara a intensidade e natureza desse amor por nosso Feudo. O sujeito tem de amar de paixão um feudo que garanta a sua empresa 30 anos de monopólio. Para ele esse não é o Feudo Virou Zona e sim o Feudo Virou Festa!

FESTA NA CASA DE NOCA!

Agora virou tradição o pau cantar na Casa de Noca, quer dizer, na Câmara dos Lordes do Feudo Virou Zona. Na reunião do dia 22 de março novamente bate boca entre vereadores e populares e a conseqüente expulsão dos populares pelo presidente líbio de plantão. É interessante como o Presidente da Presidente usa um tom de voz elevado quando é para tratar com as vereadoras da casa e também com os populares que não são seus aliados e é de uma calma budista quando seus aliados estão se manifestando. Outro dia Gilberto Lixeiro, o mais argentino de nossos vereadores, soltou o verbo na tribuna, usando inclusive palavras de baixo calão e o Presidente da Presidente foi incapaz de admoestá-lo. Qual o receio Presidente?

GREEN LABEL

Já começa a circular pelo Feudo do Virou Zona apelidos para a empresa que tem o monopólio do transporte urbano e que estaria negociando um contrato de mais 15 anos. Uns a tem chamado de Green Label, que é um uísque que fica em barris de carvalho por 15 anos antes de ser comercializado ou de Festa de debutante.

AGORA A COISA VAI!

A Câmara dos Lordes votou e aprovou a criação da Comissão Feudal de Direitos Humanos. E comemorou a criação da dita comissão expulsando do plenário populares que lá protestavam. A Comissão poderia inaugurar seus trabalhos garantindo saúde para a população e direito a liberdade de expressão.

SETENTA REAIS

O Imperador Nivaldo III, o Tô Nem Aí, esta um perdulário. Resolveu esbanjar e vai dar para cada servidor feudal a exorbitante quantia de setenta reais. E não vai ser incorporado no salário, será por um tempo. Afinal a maioria dos funcionários ganha a fortuna de seiscentos e poucos reais por mês e nem saberiam o que fazer com essa quantia que estão ganhando a título de ajuda do magnânimo imperador. O comércio local corre o risco de sofrer desabastecimento com tal volume de dinheiro entrando em circulação. O Imperador Nivaldo III governando para o "seu" povo!

SETENTA REAIS II

Entre as justificativas do Imperador para não incorporar o abono milionário estaria o equilíbrio das contas feudais. A solução para melhoria dos salários é simples: o Imperador Nivaldo demite os amigos que ocupam cargos de confiança e ganham mais de mil reais por mês e com o dinheiro que ele vai economizar aumenta o salário de quem trabalha.

MAIOR CANTEIRO DE OBRAS DO BRASIL!!!!!

Descoberta a fórmula mágica usada pelo nosso Imperador Nivaldo III, o Tô Nem Aí para afirmar que o Feudo do Virou Zona é o maior canteiro de obras do Brasil varonil. É que ele conta cada remendo de buraco nas ruas do feudo como uma obra. Se uma rua tem quarenta buracos, são quarenta obras. Agora imagem uma rua, ou avenida, como por exemplo, a Avenida Oito de Dezembro que estava em estado lastimável e quase sumindo em meio a dezenas de buracos. Só ela deve ter contribuído com umas 80, 90 obras para as contas do Imperador. Viva o Feudo Virou Zona, o maior tapa-buracos do Brasiiiiiiiii!

OS FILHOS DAMÃE

Em seu eterno coma, Damãe descobre que além de falida, seu amado povo não esta nem aí para ela, Se estivesse não jogaria fora tanta água tratada. Damãe chega às lágrimas quando fica sabendo que pessoas passam horas lavando passeios e aguando ruas. Parece até que plantaram alguma coisa em meio ao asfalto ou nos buracos. O seu filho pródigo atual, o Vice-Imperador Jorge II, o Sem Votos, declarou que o Feudo do Virou Zona com seus atuais pouco mais de oitenta mil habitantes consome água igual a um feudo de duzentos e vinte mil pessoas. Damãe sabe que se continuar assim em breve não terá mais como pagar a conta da UTI onde esta internada e será jogada na rua da amargura. Enquanto isso, os Nobres edis passam o tempo trocando farpas e acusações ou votando nome de ruas e não tem tempo de resolver o destino de Damãe. Resta a Damãe rezar e esperar.

O BARACK OBAMA É NOSSO!

Barack Obama veio ao Brasil, teve tratamento de pop-star, discursou, fez média e foi bajulado pelo povo tupiniquim. Em discurso no centenário Teatro Municipal do Rio de Janeiro levou os súditos ao delírio ao arranhar umas frases em português. Citou Jorge Bem Jor, Paulo Coelho e visitou o Cristo Redentor à noite para evitar tumultos. Agora é esperar para ver o que de concreto vem para a colônia, quais os afagos o poderoso EUA farão para o Brasil varonil!

CAOS!

A chuva que caiu no Feudo Virou Zona provou de uma vez por todas que nosso feudo é um feudo sem administração pública. Se o Imperador Nivaldo III, o Tô Nem Aí gastasse um pouco do tempo que ele dedica a viajar e desse um passeio pelas ruas do feudo descobriria que “o maior canteiro de obras do Brasil” não consegue manter desentupidos seus bueiros. A Rua Balbino da Cunha, no centro do Feudo, virou um rio. A água que não tinha por onde escoar tomou conta inclusive dos passeios e trouxe junto uma montanha de lixo. E a cena se repetiu por diversas ruas da cidade. Em algumas casas chegou a entrar lama. Um verdadeiro e previsível caos. Talvez o Imperador Nivaldo III não saiba que tais fatos ocorram, uma vez que mora em um feudo vizinho, viaja muito e tem pouco tempo para o Feudo Virou Zona. Dizem que o Imperador Nivaldo III é um grande administrador, mas como pode ser se não consegue fazer algo tão básico como manter limpos os bueiros do feudo. Nosso feudo esta precisando de uma faxina e não é somente nos bueiros.

DESPERDÍCIO

O Instituto do Conhecimento, construído e montado em nosso feudo pela FIEMG, SESI E SENAI disponibilizaria para a população do nosso feudo computadores, biblioteca e videoteca. Para que isso acontecesse precisaria que a Prefeitura do Feudo fizesse sua parte. Mas como para variar não fez, o Instituto completa seu primeiro ano de existência abandonado. Claramente a Prefeitura do Feudo Virou Zona não tem um projeto para uso daquele espaço. Quer dizer, a Prefeitura do nosso feudo não tem projeto para nada!

DESPERDÍCIO II

Se a FIEMG/SESI/SENAI tivesse montado o Instituto do Conhecimento e feito uma parceria com alguma ONG do feudo, com certeza o espaço estaria tendo o uso merecido. Quem idealizou o projeto estava delirando quando achou que uma prefeitura que não tem nenhum projeto cultural, que mal faz o básico na educação, que não consegue sequer manter o feudo limpo, faria algo de positivo com aquele espaço. A ironia dessa história é que o funcionamento do Instituto beneficiaria justamente aqueles para quem o Imperador Nivaldo III, o Tô Nem Aí diz governar. Que feudo é esse?

BANANA X PRECONCEITO

A polícia inglesa descobriu quem atirou a banana em direção ao Neymar no último jogo do Brasil. Foi um jovem alemão que assistia ao jogo junto à torcida brasileira. E com isso a polícia inglesa encerrou o caso porque não considerou que houve racismo. Da mesma forma que não considerou que Jean Charles foi assassinado covardemente por um de seus policiais. Aos europeus que são racistas deve incomodar demais que um negro faça com a bola algo que eles jamais conseguirão fazer. Cabe ao mundo silenciar esses atos racistas e imbecis.